Descubra como a certificação em Black Belt pode qualificar o currículo profissional em um nível estratégico

Você já ouviu falar em Black Belt? A tradução literal do termo é “faixa preta”. Assim como nos esportes, o título corresponde a um alto nível de desempenho de certas estratégias e conhecimentos. Antes de mais nada, precisamos entender o que é a metodologia Six Sigma (em português, seis sigma).

No ecossistema empresarial, o Six Sigma se refere a uma série de práticas que buscam aprimorar os processos de uma empresa e reduzir a instabilidade desses procedimentos. O método foi criado na década de 80 pela Motorola e se popularizou entre as empresas.

Esse sistema observa a forma como a organização opera e busca desenvolver estratégias para aumentar a produtividade e lucratividade da empresa. Ou seja, a metodologia Six Sigma foca em diminuir as inconsistências e os defeitos dos processos, produtos e serviços.

Agora que você já sabe o que é Six Sigma, está na hora de entender o que é Black Belt.

O que é?

Basicamente, Black Belt é o nível mais alto de conhecimento na metodologia Six Sigma. Sendo assim, o profissional com esse título é treinado para aplicar essa técnica.

O Black Belt tem uma grande responsabilidade dentro das organizações, sendo encarregado do planejamento estratégico das melhorias. Esse processo é constante, proporcionando um aperfeiçoamento contínuo.

O que é a certificação?

O profissional com esse título geralmente coordena o desempenho dos projetos de melhoria desenvolvidos pela empresa. Possuir uma certificação reconhecida pela American Society for Quality é extremamente estratégico e vantajoso.

A certificação capacita o profissional para liderar e orientar a gestão de projetos complexos. O conhecimento é todo voltado à produtividade, inovação e resultados. O objetivo é preparar o profissional Black Belt para treinar e coordenar equipes Green e Yellow Belts — os níveis anteriores no Six Sigma. 

Diretor de pós-graduação da FAE Business School, Alexandre Andrioli Iwankio.

O diretor de pós-graduação da FAE Business School, especialista em Black Belt e Green Belt, Alexandre Andrioli Iwankio, explica que um Black Belt precisa passar por treinamento de qualidade nas ferramentas e práticas do Six Sigma. Além disso, deve desenvolver um projeto de análise e solução de problemas com o emprego do método DMAIC.

O método DMAIC é dividido em cinco passos: Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve, em inglês) e Controlar. Esses passos auxiliam na performance de um bom planejamento. A finalidade dessa técnica é ter retornos financeiros substanciais com menor tempo de implementação e probabilidade de erros.

A certificação Black Belt garante destaque perante o mercado, agregando experiência em projetos ao longo da carreira. Iwankio destaca que a metodologia tem sido requisitada para os mais diversos cargos em grandes organizações.

O motivo disso é que esse profissional tem uma visão ampla do funcionamento da empresa ou setor. Além disso, por meio do treinamento é possível desenvolver aptidões de liderança e capacidade analítica. 

Do mesmo modo, desenvolve o domínio de ferramentas como amostragem, análise multivariada e planejamento de experimentos. Para Iwankio, o Black Belt sabe encontrar o desafio, transpô-lo em números, construir um projeto para resolvê-lo e ainda comandá-lo.

O que é ser um profissional Black Belt?

Os profissionais certificados não precisam, necessariamente, ocupar a função de Black Belt na companhia. Eles podem continuar com as atividades que já exerciam na organização, em qualquer função. Isso porque essa capacitação melhora o desempenho que esse profissional terá em sua área de atuação.

Já o Black Belt que desempenha este cargo dentro do programa Six Sigma tem uma função mais específica. Ele é responsável por analisar as metas mensuráveis e alcançáveis de melhoria de performance. 

Nesse sentido, encarrega-se também de orientar, gerenciar e até desenvolver projetos em todos os níveis da companhia. Esse processo deve contar com a participação ativa dos especialistas Green, Yellow e White Belts.

Quer se tornar um especialista em Six Sigma e estar apto a atuar nas principais empresas do país? Para se tornar um Black Belt, você pode adquirir a certificação da FAE Business School

Comments are closed.