Tempo de leitura: 5 minutos

Descubra por que obter a certificação da especialização Six Sigma pode qualificar o currículo profissional em um nível de elevado conhecimento estratégico

Você sabe o que é certificação Black Belt? Trata-se de um tipo de especialização em Six Sigma que corresponde ao nível mais alto dentro da metodologia. Possuir o título, reconhecido pela American Society for Quality (ASQ), posiciona os profissionais em nível elevado de conhecimento, ao torná-los capazes de liderar e orientar a gestão de projetos complexos focados em produtividade, inovação e resultados.

Além disso, são eles os responsáveis por treinar e conduzir equipes Green e Yellow Belts — os níveis anteriores no Six Sigma — e pelo bom relacionamento de toda a hierarquia dentro de uma organização. Em resumo, são os “faixas-pretas” dos processos empresariais e detentores de grande diferencial no mercado de trabalho.

Foto do professor Alexandre Andrioli Iwankio - Professor e Coordenador em MBAs e Cursos de Especialização na FAE Business School
Professor Alexandre Andrioli Iwankio – FAE Business School

Para traduzir de forma clara o que representa ter uma certificação Black Belt, conversamos com o professor e coordenador de MBAs e especialização da FAE Business School, Alexandre Andrioli Iwankio. “Além do perfil adequado, um Black Belt precisa passar por treinamento de qualidade nas ferramentas e práticas do Six Sigma, bem como desenvolver um projeto de análise e solução de problemas com o emprego do método DMAIC”, explica.

Dividido em cinco passos de execução, o método DMAIC  — Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve, em inglês) e Controlar — é o caminho para a performance precisa e técnica de todo bom planejamento voltado a retornos financeiros substanciais com menores tempo de implementação e probabilidade de erros.

O que é ser um profissional Black Belt?

Os profissionais certificados não precisam necessariamente ocupar a função de Black Belt na companhia. Eles podem continuar com as atividades que já exerciam na organização, em qualquer função. Para Iwankio, essa é uma das maiores vantagens do treinamento, pois “melhora o desempenho que esse profissional terá em suas próprias responsabilidades de atuação”.

Black Belt que desempenha exatamente esse cargo dentro do programa Six Sigma é responsável por analisar, junto à direção da empresa, as metas mensuráveis e alcançáveis de melhoria de performance. “Isso tudo conforme as estratégias da companhia para inserir-se cada vez mais no mercado.

Por meio desse desdobramento de metas baseado no plano estratégico da organização, o Black Belt encarrega-se de orientar, gerenciar e até desenvolver vários projetos que são empregados em todos os níveis da companhia, com participação ativa de outros especialistas: Green, Yellow e White Belts.

Importância do treinamento Black Belt

Por que investir em uma certificação Black Belt? Para dar o passo inicial rumo a um futuro de sucesso. “A certificação Black Belt garante destaque perante o mercado, agregando experiência em projetos ao longo da carreira. Não por acaso, a metodologia tem sido altamente requisitada para os mais diversos cargos em grandes organizações e muitas empresas já investem nessa capacitação para seus colaboradores.”

Os Black Belts são valiosos para as companhias, pois têm uma visão ampla do funcionamento da empresa ou setor. Além disso, por meio do treinamento é possível desenvolver aptidões como bom relacionamento com a equipe, liderança e capacidade analítica, além do domínio de ferramentas como a amostragem, a análise multivariada e o planejamento de experimentos. “Em resumo, o Black Belt sabe encontrar o desafio, transpô-lo em números, construir um projeto para resolvê-lo e ainda comandá-lo.”

Características que tornam o profissional Black Belt um líder ideal

Para conquistar a certificação Black Belt é preciso investir em um bom curso. Na FAE, os alunos se tornam especialistas em Six Sigma adquirindo as competências mais buscadas atualmente, indispensáveis segundo Iwankio. Algumas delas estão listadas a seguir.

Visão sistêmica

Líderes Black Belts estão cientes do grande valor de acompanhar processos de perto. Esse conhecimento permite a visualização de todo o funcionamento empresarial. Garante ainda que atuem nos pontos de alavancagem, gerando resultados globais;

Habilidade analítica

Pelo seu conhecimento de técnicas de análise de dados, os Black Belts conseguem direcionar efetivamente as decisões. Também enxergam oportunidades que muitas vezes passam despercebidas por outras pessoas, ganhando destaque entre seus pares ao proporem mudanças que geram resultados comprovados por números e indicadores;

Conhecimento do negócio

Ao idealizar e executar projetos de melhorias, os Black Belts naturalmente passam a conhecer todos os detalhes relativos ao negócio. Produtos, serviços, estratégias de marketing e empresariais, público-alvo, mercado, carteira de clientes… Esses são apenas alguns dos aspectos envolvidos em um negócio dos quais os Black Belts têm profundo conhecimento;

Conhecimento sobre melhoria e gestão de processos

Os Black Belts possuem a capacidade de enxergar a empresa como um todo. Ao mesmo tempo, demonstram conhecimentos profundos de cada processo dentro da empresa. Essa habilidade os torna ideais para tomar decisões relativas à melhoria de processos e gestão. Com alta capacidade analítica, esses líderes são capazes de enxergar relações de causa e efeito com maestria, o que faz com que as resoluções de problemas sejam realizadas de forma mais prática. Além disso, os Black Belts são capazes de demonstrar, por meio de ferramentas específicas, as raízes dos problemas. Vão além: demonstram como resolvê-los, visando a redução de custos e maximização de lucros;

Capacidade de liderar mudanças

Essa é a habilidade mais facilmente reconhecida nos Black Belts. Trata-se de uma competência essencial para realizar mudanças e melhorias em processos, e também para instaurar uma cultura de melhoria no ambiente empresarial. Os profissionais Black Belts sabem que mudanças significativas devem ser feitas seguindo uma determinada ordem porque entendem que ela é fundamental para obter os efeitos desejados.

Certificação Black Belt da FAE Business School

“Quero me tornar um especialista em Six Sigma e estar apto a atuar nas principais empresas do país. Mas como?” Para se tornar um Black Belt ou Green Belt, você precisa de uma certificação que pode ser adquirida em diversos lugares, mas com a FAE você pode mais:

  • Estudar em uma das business schools mais respeitadas do país;
  •   Se preparar para o mercado com professores e mentores com ampla experiência na área;
  • Aplicar conteúdos na prática;
  • Resolver problemas reais;
  • Fazer a diferença no seu currículo com a qualidade FAE.

 

Não é possível comentar.