O que é Growth Marketing e como pode levar inovação aos negócios

Com a competitividade corporativa, as empresas precisam investir com precisão em novas estratégias de marketing. E o Growth Marketing é uma delas. Essa técnica tem sido cada vez mais utilizada para o crescimento de métricas.

Durante a pandemia, os canais digitais, a relação das pessoas com as marcas e, até mesmo, o mercado passaram por diversas mudanças. O estudo de Tendências de Marketing Global, divulgado pela Deloitte em 2021, apontou que a busca por conexão humana é uma das principais necessidades dos consumidores. 

Além disso, entre outras tendências, a pesquisa também mostrou um crescimento na valorização dos profissionais e das estratégias voltadas ao marketing. E é nesse contexto que surge o Growth Marketing. Por meio dessa técnica, é possível experimentar diferentes formatos e estratégias para otimizar resultados para empresas por meio de uma conexão melhor com os consumidores.

De acordo com a coordenadora de cursos de inovação da pós-graduação da FAE Business School, Claudia Machado, é necessário conhecer e incorporar essas tendências se o objetivo é aumentar a aderência do consumidor. Por isso, separamos as principais informações sobre essa área em ascensão.

O que é Growth Marketing?

Para começar, é preciso entender melhor o que é Growth Marketing e como atua. Nesse sentido, tenha em mente que o profissional dessa área, conhecido como growth marketer, atua auxiliando as empresas a romperem com o modelo mental tradicional. 

Ou seja, está relacionado à forma de entender o Marketing podendo aplicar estratégias inovadoras, focadas em agilidade, otimização de testes, resultados, captação e retenção de clientes.

Essa especialidade tem como objetivo o crescimento exponencial da empresa e suas métricas, que variam de acordo com cada segmento. Porém, o crescimento de leads não é o único foco. O relacionamento e a manutenção do público conquistado, que gera uma receita recorrente, é, na verdade, o principal objetivo desse processo.

O growth hacking foi o método que deu origem ao Growth Marketing. A diferença é que, enquanto o growth hacking é bastante voltado à experimentação, o foco aqui é crescimento ágil, além da aquisição e retenção dos clientes.

Para promover essas mudanças, o Growth Marketing trabalha em quatro grandes pilares: 

  • Geração de tráfego (trazer o público para ver seu produto ou serviço); 
  • Criação de engajamento desse público com o seu produto ou serviço; 
  • Conversão do público engajado em clientes compradores;
  • Retenção dos clientes para mantê-los conectados ao seu produto ou serviço.

Qual o papel desse profissional?

Para Claudia, o objetivo desse profissional vai muito além da conversão. Trata-se de usar uma variedade de experimentos inovadores e análises constantes para aumentar a base de usuários, com custos mais baixos e o mais rápido possível.

Dessa forma, o profissional permite que toda a equipe de uma empresa arrisque mais, num processo de testes e aprendizado. O Growth Marketing oferece condições para que o time vá acumulando resultados de pequeno e grande porte, aprendendo com os erros e desenvolvendo soluções positivas.

Esse novo olhar, voltado ao ciclo de experimentos, possibilita mais análise de dados, geração de ideias, experimentos e testes. Tudo isso é totalmente novo no universo do Marketing e, por isso, é um grande diferencial para as empresas em época de inovação exponencial.

Há também uma janela de oportunidade para os que desejam investir nessa área. A FAE Business School oferece o curso de Growth Marketing como um dos módulos de especialização de diversos cursos de pós-graduação.

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2 Comments

  1. Otimo, Muito bom seu texto, apenas para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites novos, com esse programa você consegue obter trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para divulgar e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Obrigado pela atenção

    • principalnegocio Reply

      Agradecemos pela sua contribuição, Roberto. Continue acompanhando nossos artigos para ler sobre mais assuntos relacionados.

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