O que é Growth Marketing e como pode levar inovação aos negócios
Com a competitividade corporativa, as empresas precisam investir com precisão em novas estratégias de marketing. E o Growth Marketing é uma delas. Essa técnica tem sido cada vez mais utilizada para o crescimento de métricas.
Durante a pandemia, os canais digitais, a relação das pessoas com as marcas e, até mesmo, o mercado passaram por diversas mudanças. O estudo de Tendências de Marketing Global, divulgado pela Deloitte em 2021, apontou que a busca por conexão humana é uma das principais necessidades dos consumidores.
Além disso, entre outras tendências, a pesquisa também mostrou um crescimento na valorização dos profissionais e das estratégias voltadas ao marketing. E é nesse contexto que surge o Growth Marketing. Por meio dessa técnica, é possível experimentar diferentes formatos e estratégias para otimizar resultados para empresas por meio de uma conexão melhor com os consumidores.
De acordo com a coordenadora de cursos de inovação da pós-graduação da FAE Business School, Claudia Machado, é necessário conhecer e incorporar essas tendências se o objetivo é aumentar a aderência do consumidor. Por isso, separamos as principais informações sobre essa área em ascensão.
O que é Growth Marketing?
Para começar, é preciso entender melhor o que é Growth Marketing e como atua. Nesse sentido, tenha em mente que o profissional dessa área, conhecido como growth marketer, atua auxiliando as empresas a romperem com o modelo mental tradicional.
Ou seja, está relacionado à forma de entender o Marketing podendo aplicar estratégias inovadoras, focadas em agilidade, otimização de testes, resultados, captação e retenção de clientes.
Essa especialidade tem como objetivo o crescimento exponencial da empresa e suas métricas, que variam de acordo com cada segmento. Porém, o crescimento de leads não é o único foco. O relacionamento e a manutenção do público conquistado, que gera uma receita recorrente, é, na verdade, o principal objetivo desse processo.
O growth hacking foi o método que deu origem ao Growth Marketing. A diferença é que, enquanto o growth hacking é bastante voltado à experimentação, o foco aqui é crescimento ágil, além da aquisição e retenção dos clientes.
Para promover essas mudanças, o Growth Marketing trabalha em quatro grandes pilares:
- Geração de tráfego (trazer o público para ver seu produto ou serviço);
- Criação de engajamento desse público com o seu produto ou serviço;
- Conversão do público engajado em clientes compradores;
- Retenção dos clientes para mantê-los conectados ao seu produto ou serviço.
Qual o papel desse profissional?
Para Claudia, o objetivo desse profissional vai muito além da conversão. Trata-se de usar uma variedade de experimentos inovadores e análises constantes para aumentar a base de usuários, com custos mais baixos e o mais rápido possível.
Dessa forma, o profissional permite que toda a equipe de uma empresa arrisque mais, num processo de testes e aprendizado. O Growth Marketing oferece condições para que o time vá acumulando resultados de pequeno e grande porte, aprendendo com os erros e desenvolvendo soluções positivas.
Esse novo olhar, voltado ao ciclo de experimentos, possibilita mais análise de dados, geração de ideias, experimentos e testes. Tudo isso é totalmente novo no universo do Marketing e, por isso, é um grande diferencial para as empresas em época de inovação exponencial.
Há também uma janela de oportunidade para os que desejam investir nessa área. A FAE Business School oferece o curso de Growth Marketing como um dos módulos de especialização de diversos cursos de pós-graduação.
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2 Comments
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