Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda como os ensinamentos de Warren Buffett podem inspirar você a avançar profissionalmente

Um dos nomes mais conhecidos do mercado financeiro global é, definitivamente, Warren Buffett. Isso porque ele é uma referência quando o assunto é investimento e está entre as pessoas mais ricas do mundo.

Seu patrimônio, estimado em US$105,3 bilhões, vem de sua atuação como presidente e principal acionista da Berkshire Hathaway. Além disso, a empresa de investimentos foi fundada na década de 1960 e, hoje em dia, detém participações em dezenas de grandes companhias como Apple, Coca-Cola, Visa e Kraft-Heinz.

Não por acaso, Buffett ficou conhecido por bater constantemente os índices do mercado de ações S&P 500 e Dow Jones ao aplicar estratégias de value investing (investimento em valor) e gestão de risco para multiplicar seu capital. Isso tem resultado em um retorno médio de 20% ao ano nas últimas cinco décadas.

Mas quem é Warren Buffett e por que ele deve servir de exemplo profissional para você? É isso que o professor mestre e investidor André Hayashi, coordenador do MBA executivo em Finanças e Mercado de Capitais da FAE Business School, vai esclarecer para ajudar você a trilhar uma carreira relevante.

A importância da visão de longo prazo

Hayashi explica que Warren Buffett é muito conhecido por sua visão de longo prazo nos investimentos. Segundo o professor, Buffett defende que as pessoas não utilizem estratégias incertas de curto prazo tentando acelerar o sucesso.

  “Na realidade, para Buffett ocorre exatamente o oposto: em termos estatísticos, aqueles que buscam ficar ricos com rapidez e param de investir em sua própria formação são aqueles que demoram mais a atingir o tão desejado patrimônio”, afirma o professor. Nesse sentido, Hayashi defende que a prática de investir em constante atualização e capacitação é condição necessária para um crescimento profissional sustentável. 

Ele explica que na pós-graduação em Mercado Financeiro da FAE Business School, e no MBA Executivo em Finanças e Mercado de Capitais da FAE, assim como defende Buffett, vemos que, para atingir a liberdade financeira, é importante investir mensalmente em uma carteira de ações formada por boas empresas em termos de análise fundamentalista.  

Escolher boas empresas em termos fundamentalistas envolve conhecimentos de administração, contabilidade, economia, estatística, dentre outros.  Logo, todos estes conhecimentos são necessários para que um analista de investimentos profissional escolha determinada empresa para aplicação. Outra possibilidade mais simples seria investir em um bom índice de ações. O índice mais famoso no Brasil é o índice Bovespa, também chamado de Ibovespa.

Hayashi afirma ainda que o Ibovespa rendeu o equivalente a 14% ao ano desde a sua criação, em 1968. O especialista em investimentos comenta que é muito difícil encontrar algum investidor que tenha conseguido superar essa marca de rentabilidade nos últimos 55 anos. Se alguém conseguiu, certamente se deve a uma formação educacional diferenciada e contínua ao longo do tempo.

As lições de Warren Buffett para o sucesso profissional

Como vimos anteriormente, para Warren Buffett o sucesso profissional e o enriquecimento são construídos com estratégias a longo prazo. Entre os principais ensinamentos de Buffett sobre essa trajetória, podemos destacar:

  • Descubra o que você ama fazer;
  • Seja seletivo ao se espelhar em alguém;
  • Inspire-se em quem tem bons hábitos;
  • Aprenda a dizer “não”;
  • Busque empresas que pagam salários justos;
  • Trabalhe para empresas que estão em crescimento;
  • Aprenda o máximo que puder sobre sua área. 

Esses são apenas alguns dos inúmeros ensinamentos profissionais que podemos tirar da experiência de Warren Buffett. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o último conselho.

Por que investir no aprendizado?

“O risco vem de não saber o que você está fazendo” – Warren Buffett.

Hayashi explica sobre a importância de investir em conhecimento e fundamentá-lo com base nos conceitos de economia, finanças, matemática, linguagem, história e filosofia, entre outras temáticas. Depois disso, a partir dessa estrutura de conhecimento, é possível investir na área de atuação de forma mais sustentável.

Não conseguir falar em público ou escrever um pequeno texto com coerência nem fazer cálculos simples é, de acordo com o professor, o motivo pelo qual muitos profissionais não alcançam o sucesso na carreira.

Ou seja, com uma boa base de conhecimento o aluno poderá aproveitar ainda mais uma graduação e uma pós-graduação que formarão a base necessária para o crescimento sustentável da carreira. Certamente, parte disso se deve à aprendizagem contínua. 

Por fim, Hayashi reforça a importância de escolher uma profissão que traga prazer e brilho nos olhos. Isso certamente é um fator de incentivo para que o profissional se empenhe em aprender cada vez mais sobre a área de atuação.

Os cursos de especialização e MBA são voltados para o desenvolvimento integral dos profissionais. A FAE Business School é reconhecida como uma das principais escolas corporativas do país e conta com duas modalidades de pós-graduação: cursos de MBA Executivo e cursos de especialização nas áreas de Business, Educação, Saúde e Direito.

Conheça nossos cursos de especialização que possibilitam desenvolver a sua área de atuação. Assine também a newsletter da FAE Business e fique por dentro das novidades do mercado profissional.

Não é possível comentar.