As mad skills, que são nossos hobbies e interesses pessoais, podem ser diferenciais para impulsionar a carreira
É um fato que o mercado está cada vez mais competitivo. Nesse cenário, desenvolver habilidades é extremamente necessário para se desenvolver profissionalmente. Isso envolve tanto as hard skills, que são as competências técnicas, quanto as soft skills, que abrangem as habilidades interpessoais. Além disso, as mad skills também têm se tornado diferenciais.
Mas o que exatamente são as mad skills? Nada mais são do que as habilidades e características únicas de um profissional, despertadas por atividades como os hobbies e aquelas de interesses pessoais. Essas competências tornam o profissional diferenciado dos demais.
Confira a seguir como usar as mad skills para destacar suas habilidades no mercado de trabalho.
Diferenciando seu perfil profissional com as mad skills
Além das conhecidas hard e soft skills, as suas mad skills podem ser um grande diferencial do seu perfil profissional, inclusive em entrevistas de emprego. Elas são uma forma de indicar características importantes, tanto para o ambiente de trabalho quanto para funções específicas.
Elas demonstram quais são suas habilidades complementares e qual seu nível de interesse em autodesenvolvimento fora do ambiente profissional. Nesse sentido, existem diversas atividades e conhecimentos que você pode usar a seu favor para concorrer a novas posições.
Por exemplo, quem pratica teatro pode ter uma boa oratória e, provavelmente, terá facilidade em conduzir reuniões e apresentações. Da mesma forma, corredores podem ser modelos de persistência e foco, enquanto fotógrafos amadores têm a tendência de serem sensíveis e criativos.
Benefícios das mad skills
Para desenvolver essas habilidades é preciso explorar suas atividades de interesse e, muitas vezes, sair da zona de conforto para conhecer novas áreas. Essas qualidades que fogem das competências tradicionais de uma determinada área podem ser uma grande vantagem profissional. Confira a seguir alguns exemplos.
Habilidades complementares
Mesmo que uma pessoa tenha sido exemplar durante a sua formação, ela ainda vai precisar enriquecer seus conhecimentos e habilidades para se tornar um profissional completo. É aí que entram as mad skills. Elas revelam competências adicionais valiosas que fazem parte do perfil de cada pessoa, complementando as aptidões adquiridas.
Compromisso com o autodesenvolvimento
Profissionais que estão focados no autodesenvolvimento constante são extremamente valiosos para as organizações. Esse aperfeiçoamento pode envolver diversas áreas e objetivos.
Uma terapia para trabalhar a inteligência emocional ou então a capacidade de organização, a prática de um esporte que trabalha o equilíbrio e o foco são alguns exemplos. Essas atividades demonstram um compromisso contínuo com o crescimento pessoal e profissional.
Humanização do seu perfil
O que destaca um candidato em um processo seletivo? Tenha certeza de que não é somente o currículo, afinal um bom profissional não é feito apenas de habilidades técnicas.
Personalidade, relacionamento, adaptabilidade, foco, ambições e muitas outras questões fazem parte desse perfil, tornando-o mais interessante e diferenciado. As mad skills fazem parte desse processo de diferenciação e são uma estratégia chave para se destacar para novas posições.
Equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho
No âmbito pessoal, as mad skills também têm um papel muito importante. Isso porque elas estão diretamente ligadas à capacidade de manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e as demais áreas da vida.
Esse é um ponto muito valorizado pelos recrutadores, pois demonstra que o profissional é capaz de nutrir seus relacionamentos e interesses dentro e fora do trabalho.
Como apresentar suas mad skills
Entender a importância das mad skills é apenas um dos passos. Saber como apresentar essas habilidades de forma coerente é tão importante quanto adquiri-las. Ou seja, você precisa saber como incluir suas mad skills de maneira sucinta e relevante no seu currículo.
Uma forma de fazer isso é relacioná-las com suas ambições profissionais. Para isso, escolha interesses específicos que realcem aspectos desejados de sua personalidade e estejam alinhados com a empresa e posição almejada.
Outra forma é usar essas mad skills de forma descontraída em entrevistas, por exemplo. Isso vai ajudar a mostrar sua personalidade e estabelecer uma conexão com o entrevistador.
Mad skills e o desenvolvimento profissional
Em um cenário em que várias competências podem se tornar obsoletas nos próximos anos, as mad skills, juntamente com soft e hard skills, formam um perfil de candidato mais completo e atraente. Incluir essas habilidades incomuns ao seu perfil profissional oferece uma vantagem competitiva no ambiente corporativo.
A FAE Business School, com abordagem inovadora, está preparando profissionais para esse novo cenário. Com foco no desenvolvimento contínuo e uma visão global, a FAE também mantém parcerias com instituições internacionais, proporcionando uma formação globalizada e oferecendo uma metodologia prática, além de conexões estratégicas com o mercado.
Os cursos de especialização e MBA são voltados para o desenvolvimento integral dos profissionais. Nesse sentido, vale destacar que a FAE Business School é reconhecida como uma das principais escolas corporativas do país e conta com duas modalidades: cursos de MBA Executivo e cursos de especialização nas áreas de Business, Educação, Saúde e Direito.
As inscrições para os módulos de verão da pós-graduação da FAE Business School estão abertas. Confira os cursos disponíveis e desenvolva sua profissão. Assine também a newsletter e fique por dentro das novidades do mercado profissional.