Conheça os sinais de que está na hora de começar um MBA

Investir no crescimento profissional é essencial para quem deseja uma carreira sólida. Para cada área de formação, existem diversos caminhos que podem ser traçados. O MBA (Master in Business Administration) é um deles. Mas quais são os sinais de que é hora de começar um MBA?

Para isso, é necessário fazer uma breve análise da carreira. Isso é, tanto o momento profissional que está vivendo quanto o que deseja construir. Afinal, essas questões são determinantes para fazer ou não um MBA.

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é um MBA e a finalidade dessa formação. Esse é o primeiro passo antes de fazer um investimento nesse aperfeiçoamento profissional.

Para esclarecer essas questões sobre carreira e MBA, esse artigo traz os principais pontos para considerar nesse processo. 

O que é MBA?

A sigla MBA significa Master in Business Administration, em português significa Mestre em Administração de Negócios. O Ministério da Educação (MEC) define a modalidade como um tipo de especialização. Porém, diferente da pós-graduação, o profissional termina o curso com um título Master.

Em vários países, o MBA corresponde a um mestrado. No Brasil, a diferença entre o mestrado e o MBA é principalmente o enfoque. No mestrado o foco é mais teórico, para uma atuação acadêmica. Já o MBA conta com um currículo mais prático, voltado para uma atuação ativa no mercado corporativo.

Vale lembrar que no Brasil o título de MBA é reconhecido como especialização lato sensu, apesar dos conteúdos mais aprofundados e abrangentes. Contudo, há a possibilidade de validar esse diploma em outros países para que o título de mestre seja reconhecido.

A FAE Business School, por exemplo, conta com o MBA Executivo In Management, que oferece uma formação em nível internacional. Com 540 horas-aula, o profissional conquista a primeira diplomação de especialista no Brasil, e com mais 120 horas a segunda diplomação de Master nos Estados Unidos.

4 sinais de que é hora de fazer MBA

Agora que já esclarecemos o que é o MBA e como funciona a questão da diplomação, é hora de entender qual o momento de começar. O coordenador do MBA Executivo Internacional In Management, Luis André Fumagalli, destaca os principais sinais de que é hora de cursar um MBA.

Confira a seguir os 4 sinais de que é hora de começar um MBA:

  1. Quando a carreira estacionou

A carreira de todo profissional é uma construção. Isso quer dizer que ao longo dos anos passamos por várias etapas profissionais. Por isso, é muito importante ter um plano de carreira. Acontece que com o passar dos anos, e depois de conquistar certos estágios, a vida profissional pode estacionar.

A questão é que, de modo geral, cada etapa exige um nível de conhecimento. Isso é, uma graduação, depois uma pós-graduação e assim sucessivamente. O MBA é o nível acadêmico para quem já conquistou cargos de gestão e deseja alcançar a direção da empresa.

Com os conhecimentos, networking e estratégias aprendidas no MBA, o profissional tem munição para conquistar cargos de diretoria de uma instituição. Afinal, essa formação é uma preparação para os mais altos cargos do mercado.

  1. Ao entrar no mercado corporativo

Como falamos anteriormente, o MBA é uma etapa do ensino totalmente voltada para o mercado corporativo. Diferente de outras formações, as quais têm o enfoque teórico voltado para carreira acadêmica, o MBA é voltado para casos reais e práticos do mercado corporativo.

Para profissionais que estão ingressando ou vão ingressar no mercado corporativo, o MBA é um preparo muito importante. Há casos, por exemplo, em que os profissionais assumem cargos de administração empresarial. Ou, então, profissionais que estão transicionando da carreira acadêmica para a corporativa.

Um conhecimento rico e prático sobre o funcionamento empresarial é justamente o enfoque do MBA. Esse tipo de curso tem um currículo amplo voltado para os altos cargos corporativos, ideal para altos cargos administrativos.

  1. Quando deseja empreender

É comum que, depois de passar por altos cargos no mercado, o profissional queira dar um outro passo profissional. Isso é, iniciar o próprio negócio. 

Aprender com outros profissionais que já vivenciaram a rotina da gestão de um negócio pode ser uma vantagem. Além disso, o MBA possibilita um networking qualificado, que é essencial para os novos empresários/empreendedores.

Com o conteúdo qualificado compartilhado, o empreendedor amplia seu entendimento sobre o mercado e desenvolve novos conhecimentos para investir no próprio negócio. Ou seja, mesmo que o profissional já tenha uma vivência, um estudo aprofundado, ainda assim oferece um diferencial ímpar.

Uma vez que o MBA ajuda a ampliar a visão de negócio, o empresário pode exercer uma gestão com mais autonomia.  

  1. Quando quer mudar de nível

Durante a trajetória profissional, há alguns níveis que são possíveis de serem alcançados. Ao contrário do que pode parecer, isso não se trata apenas de promoções, mas sim de diferentes contextos.

Em outras palavras, o MBA é uma etapa essencial quando o profissional vai mudar do nível operacional para o institucional. Isso porque, tanto os papéis quanto o olhar são diferentes nessas duas situações. 

Geralmente, o processo mais comum é passar do operacional para o institucional. Isso traz grandes mudanças no trabalho, na visão e nas responsabilidades do profissional. 

Por exemplo, o foco na atuação institucional é muito mais amplo e estratégico do que na atuação operacional. Por isso, ter um conhecimento macro do negócio é essencial. Nesse sentido, o MBA oferece um conhecimento muito vantajoso para esse profissional.

Se você está em qualquer um desses momentos na sua carreira, está na hora de investir em um MBA. Conheça os cursos de MBA da FAE Business School e dê o próximo passo na sua vida profissional.

Write A Comment