Entenda como o personal branding pode ajudar a alavancar a vida profissional
A construção de um personal branding, que pode ser traduzido como marca pessoal, é um processo que visa melhorar a autoimagem e adequá-la a diferentes ambientes. Esse branding pessoal é uma estratégia para comunicar os valores e diferenciais da pessoa, principalmente na vida profissional.
Mas você sabe o que é personal branding? O conceito apareceu pela primeira vez em um artigo escrito por Tom Peters, em 1997, intitulado “The Brand Called You”, em português “A Marca Chamada Você”. Foi então que surgiu a discussão sobre a construção de reputações de sucesso baseada na concepção “você é uma marca”.
Essa tendência, que surgiu há pouco mais de 25 anos, ganhou ainda mais força com a chegada da internet e das redes sociais. Desde então, gerir o branding pessoal não ficou necessariamente mais fácil. Por isso, neste artigo vamos desmistificar os ruídos sobre o que é uma marca pessoal e a relação com a construção de uma carreira.
Qual a relação entre brand management e personal branding?
Para entendermos o que é marca pessoal, antes precisamos entender o que é gestão da marca. O brand management é responsável por construir a imagem e as percepções relacionadas a uma marca.
Pense agora em sistema operacional para computadores. Qual empresa vem à mente? Agora pense em um aplicativo de transporte. Certamente, algumas grandes marcas vêm à mente, sem nem precisar nomeá-las. Mas o que elas têm em comum? Elas estão gravadas na memória e provocam sensações e sentimentos de maneira orgânica nas pessoas.
O branding não se resume a um logo, um site ou um produto; trata-se da construção de uma percepção. Isso envolve um trabalho de consolidação da imagem da marca.
Para isso, é necessário construir, a partir de vários elementos, uma ideia e introduzi-la ao mercado. Com a imagem pessoal não é diferente. As pessoas podem elaborar, também a partir de diversos elementos, um conceito a ser transmitido.
Partindo desse pressuposto, o que diferencia você no mercado? Identificar pontos que o destacam na sua área de atuação é essencial para construir sua própria marca pessoal. A seguir vamos entender como formar um personal branding alinhado com os objetivos profissionais.
Marca pessoal e carreira
O primeiro passo para construir o branding pessoal é identificar seu público, ou seja, o mercado no qual o profissional atua e busca desenvolver uma carreira de destaque. Claro que o objetivo é construir uma imagem baseada em seus valores e ambições profissionais.
Para isso, é indispensável ter autoconhecimento e investir no desenvolvimento pessoal, além do profissional. Esse processo envolve se posicionar a partir daquilo que você conhece e sabe fazer.
Construir um personal branding leva tempo, já que é desenvolvido progressivamente, à medida que são agregados novos conhecimentos. É possível, ao longo dos anos, formar uma persona que transmite credibilidade para o mercado e as empresas da área de atuação.
Nesse caso, é importante olhar para si como o centro da questão, conectando-se com os seus objetivos. Isso porque a lógica do branding pessoal exige um controle da própria jornada profissional.
Nessa jornada, a educação contínua é uma ferramenta para manter a carreira em movimento. Afinal, um dos pilares do personal branding é ter um conhecimento único e diferenciado que está sempre em desenvolvimento.
Para criar um personal branding o processo comum é:
- Investir no autoconhecimento;
- Identificar o que você comunica atualmente;
- Estudar o público-alvo;
- Definir sua marca pessoal;
- Construir uma estratégia digital e os canais de comunicação.
Vantagens de construir um branding pessoal
Um ponto muito importante da marca pessoal é o alinhamento entre imagem, discurso e prática. Dessa forma, é possível ter certo controle sobre a reputação profissional e a carreira.
Trabalhar o branding pessoal traz diversos benefícios para os profissionais frente ao mercado. Entre as principais vantagens competitivas da marca pessoal, as que mais se destacam são:
- Fortalecimento das qualidades;
- Mais evidência no mercado;
- Valores mais claros para o público-alvo;
- Conexão com possíveis contratantes e parceiros;
- Controle da reputação;
- Posicionamento na sua área de atuação;
- Crescimento da credibilidade e de oportunidades.
Os profissionais com personal branding bem posicionado deixam de ser apenas trabalhadores com conhecimento técnico e passam a agregar valor na própria imagem. Para isso, é necessário um trabalho estratégico de especialização, profissionalização e comunicação do profissional com a marca.
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