Conheça as tendências que vão moldar o mercado de trabalho
Nos últimos anos o mundo profissional tem passado por mudanças frenéticas que vêm moldando o mercado de trabalho e a construção das carreiras. Por isso, estar atento a essas mudanças é essencial para que você possa saber o que esperar e como se posicionar no mercado.
A interação com a tecnologia, mais uma vez, tem destaque nesse cenário. Além disso, os efeitos da pandemia no comportamento profissional continuam aparecendo. Nesse sentido, mesmo após a retomada econômica e o retorno das atividades, o mercado de trabalho ainda carrega as marcas desses dois anos.
Mais do que as transformações na dinâmica e nas demandas das empresas, há também mudanças significativas no comportamento dos colaboradores. Sendo assim, antes de entender quais são as tendências em 2023, é preciso compreender melhor o cenário profissional.
Como está o mercado de trabalho?
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) publicou um estudo sobre o futuro do trabalho no Brasil até o ano de 2023. De acordo com o material, grande parte dos novos empregos estará relacionada com a tecnologia, assim como já temos visto nos últimos anos.
O levantamento, que previa o cenário num período de quatro anos, indicava um crescimento médio de 8,5% em empregos ligados à indústria nesse tempo. A ênfase dessa projeção era para a área de robotização de processos, que tem relação com a automação de processos.
Segundo o estudo da International Federation of Robotics, em 2021, a robotização teve um crescimento de 31% comparado a 2020. Até então, a taxa de crescimento operacional na indústria seguia numa média de 14% ao ano, desde 2016.
Esse movimento está diretamente relacionado ao conceito de indústria 4.0, que é marcado pela tecnologia. Mas será que as tendências do mercado de trabalho em 2023 se resumem ao avanço tecnológico? A resposta é não.
Um relatório elaborado e divulgado pela Indeed, em parceria com a Glassdoor, listou cinco tendências do mercado profissional. O Relatório de Tendência no Ambiente de Trabalho e Contratação para 2023 apontou mudanças importantes nas prioridades para os profissionais.
5 tendências do mercado de trabalho em 2023
A volatilidade do mercado dificulta um diagnóstico preciso do núcleo profissional e empresarial. Porém, algumas características desse momento do cenário trabalhista mundial são indicativos para os próximos anos. A ideia é, a partir dessas tendências, auxiliar os profissionais e empresários na preparação para 2023.
Carência por profissionais
Enquanto alguns setores continuam com as contratações suspensas, em outras faltam profissionais para ocupar as vagas. A área de tecnologia é um exemplo desses setores em que faltam pessoas com a qualificação necessária para ocupar os cargos.
Essa questão já tem sido um desafio e deve se intensificar ainda mais nos próximos anos. Em contrapartida, essa é uma chance para se destacar no mercado e escolher onde trabalhar, além de condições mais interessantes, como horários flexíveis, trabalho a distância e salários mais altos.
Permanência do trabalho remoto
Aquilo que se popularizou como uma necessidade, parece que veio para ficar. O trabalho remoto (home office ou teletrabalho) mostrou seus benefícios e tornou-se permanente em várias empresas.
Isso porque esse formato permite que o profissional trabalhe de qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, as empresas podem inclusive ampliar seu banco de talentos, contratando colaboradores em outras cidades, estados e, até mesmo, países.
Condições de trabalho e benefícios
Nem só de flexibilidade e home office vive o profissional de 2023. Boas condições de trabalho, benefícios e boa remuneração são as novas prioridades dos colaboradores.
Outra pesquisa da Indeed no Brasil aponta que suporte à saúde física e mental, auxílio-transporte, alimentação e licença parental são benefícios decisivos para 69% dos profissionais entrevistados.
Felicidade no ambiente de trabalho
Estar em uma empresa com uma cultura acolhedora, dinâmica e que proporciona um ambiente agradável é muito importante. Esse será um comportamento essencial em 2023 para captar e reter talentos.
Isso porque a expectativa em relação à felicidade e ao bem-estar no trabalho está cada vez maior. O motivo disso é que o emprego costuma influenciar o humor das pessoas mesmo após o fim do expediente.
Empresas inclusivas
Comportamentos discriminatórios e assédios, além de crime, não são mais tolerados pelos profissionais. De acordo com a pesquisa da Indeed, 56% dos profissionais entrevistados consideram trocar de empresa devido a esses problemas.
Além disso, empresas que promovem a equidade e a inclusão são as mais desejadas pelos profissionais. Ter uma equipe diversificada e profissionais com diferentes níveis de formação é necessário para construir um time inclusivo.
A FAE Business School está sempre por dentro das tendências do mercado de trabalho. Inscreva-se na newsletter semanal da FAE Business School e receba novidades sobre carreira, educação e mercado.