Entenda quais são as habilidades profissionais valorizadas no mercado atualmente
Você sabe o que é avaliado em um processo seletivo? De modo geral, as empresas buscam por certas habilidades profissionais, que incluem qualificações técnicas e comportamentais. Essas competências variam de uma área para a outra, mas há determinadas aptidões interpessoais que são requisitos nessas instituições.
A exigência de certas qualidades interpessoais aumentou ao longo do tempo. Isso é resultado das mudanças no mercado de trabalho e no mundo profissional como um todo.
Nos últimos anos, por exemplo, o cenário mundial fez com que o mercado passasse a exigir mais capacidade de adaptação. Nesse sentido, você sabe quais são as competências desejadas pelo mercado?
Uma pesquisa realizada pela Catho, empresa brasileira especializada em classificados de empregos, apontou algumas das competências profissionais valorizadas pelas organizações. Essas habilidades são muito visadas pelas empresas atualmente e devem ser ainda mais exigidas nos próximos anos.
Preparar os profissionais para o mercado de forma prática é uma das principais características da FAE Business School. Por isso, vamos falar de algumas dessas skills de forma prática e descomplicada. Confira a seguir.
Habilidades profissionais desejadas pelas empresas
1. Flexibilidade
A capacidade de adaptação e uma postura flexível são habilidades indispensáveis no mercado hoje. Isso porque saber acolher as mudanças e os posicionamentos ou opiniões de outros colegas de equipe é uma competência importante no dia a dia do trabalho.
A flexibilidade facilita o trabalho em equipe e também a adaptação a diferentes situações e processos dentro das empresas. Além disso, é um comportamento que pode auxiliar na negociação e na gestão de conflitos.
2. Iniciativa
Mais do que ter ideias inovadoras, é necessário agir com proatividade. Um profissional capaz de agir com autonomia e tomar a frente de um projeto, de uma atividade ou de atender a certa necessidade pode beneficiar muito a empresa. Além disso, essa é uma competência que pode ajudar de forma significativa na construção da carreira.
3. Trabalho em equipe
Saber trabalhar com pessoas diferentes é uma das competências mais valorizadas no universo corporativo. Nesse sentido, a colaboração é o ponto principal do trabalho em equipe e também o ponto-chave da produtividade de uma empresa.
Essa habilidade profissional é tão valorizada porque contribui para o desenvolvimento de novas soluções. Além disso, o trabalho em equipe amplia a visão dos problemas e o desenvolvimento de processos criativos.
4. Capacidade de liderança
Capacidade de liderança não se resume aos cargos de gestão. Na verdade, essa competência é necessária em qualquer momento da carreira. Afinal, será preciso delegar, assumir a frente de projetos e tomar decisões em diversas atividades da rotina.
Vale lembrar que liderança não é uma posição e sim uma habilidade. Liderança quer dizer atuar com propósito, autorresponsabilidade, humildade, integridade e veracidade e exercer a capacidade de direcionar, delegar, colocar em prática e, principalmente, contribuir para o fortalecimento da equipe e da empresa.
5. Empatia
Mais do que de bons profissionais, há uma necessidade cada vez maior de profissionais mais humanos, que saibam exercer empatia e construir relações saudáveis e amigáveis no ambiente de trabalho.
Essa habilidade nada mais é do que ter capacidade e disposição para estabelecer vínculos profissionais e trabalhar para um ambiente seguro emocionalmente. Afinal, o pilar emocional tem um impacto significativo na produtividade das pessoas.
A FAE Business School trabalha para desenvolver os profissionais em todos os aspectos, contribuindo para uma formação completa. Quer saber mais sobre carreira e educação? Inscreva-se na newsletter semanal da FAE Business School.