Mudar de profissão pode ser muito benéfico, mas, para isso, a transição de carreira precisa ser bem planejada
Para muitas pessoas a vida profissional começa cedo e elas acabam escolhendo uma área de atuação baseada nos interesses desse momento da vida. Não há nada de errado com isso. Mas o que fazer quando esses interesses mudam? Ou então quando se deseja investir em novos conhecimentos? Certamente a transição de carreira é a melhor saída.
Explorar novas áreas e mudar de profissão vem se tornando cada vez mais comum. Seja por melhores condições de trabalho, novos objetivos ou busca por qualidade de vida, a transição de carreira tende a ser mais confortável e eficiente quando há um planejamento mais estruturado.
Transição de carreira nada mais é do que mudar de área profissional. Mas como fazer isso na prática? É preciso fazer outra faculdade? Devo pedir demissão do trabalho? É isso que vamos esclarecer hoje.
Quando começar uma transição de carreira?
A mudança de carreira é uma oportunidade para quem está insatisfeito com a área de atuação, com o mercado saturado e muitas outras questões relacionadas. O primeiro passo é analisar se a transição de carreira realmente é a solução mais adequada e se realmente é o que você deseja profissionalmente.
Se a resposta for sim, então é preciso começar a planejar. Isso mesmo! Para fazer uma transição tranquila e estratégica é importante ser inteligente e organizado. Dessa forma, o profissional poderá dar esses primeiros passos da nova trajetória com mais segurança.
Vale lembrar que não existe receita de bolo para isso. Existem casos bem-sucedidos de transição de carreira seguindo diferentes caminhos. Tenha em mente que a vida profissional não é necessariamente linear.
Se você está ciente de todos, está na hora de começar o seu planejamento. Confira a seguir alguns passos para planejar a transição de carreira.
5 dicas para transição de carreira
Você já sabe que quer mudar de área e das implicações dessa mudança, então é hora de identificar as áreas com que você tem afinidade e em que gostaria de trabalhar.
Para auxiliar nessa escolha, você pode optar por alguns testes vocacionais e mentorias. Essa é uma forma de explorar opções e identificar quais têm mais a ver com a vida profissional que deseja.
Depois de identificar a nova área em que vai investir, está na hora de planejar. Confira a seguir as dicas de planejamento que separamos para você.
1. Converse com profissionais da área
Ter a visão de quem já está trabalhando na área em que você pretende ingressar é uma ótima forma de entender melhor o mercado e o dia a dia da profissão. Essa é uma fase de pesquisa, então aproveite para conhecer tudo que puder e estudar novas possibilidades.
3. Entenda quais são os conhecimentos necessários
Algo muito importante a ser estudado para iniciar a transição de carreira é a necessidade de certificações, cursos, especializações ou quaisquer outras formações. Em alguns casos, é necessário fazer cursos e formular um portfólio para ingressar na área.
Em outros casos, é preciso cursar uma nova graduação ou uma especialização mais focada. Por exemplo, se você deseja ingressar na área de medicina e é da área de administração, deverá fazer uma nova graduação.
Porém, se você já atua como médico e quer passar da pediatria para a cardiologia, por exemplo, terá apenas de fazer especializações e cursos de aperfeiçoamento na área.
3. Planeje-se financeiramente
Quando há uma mudança profissional, principalmente para outra área, é possível tornar-se um profissional júnior. Consequentemente, isso vai significar um salário menor por algum tempo.
Sendo assim, é preciso ter também um planejamento financeiro para fazer uma transição tranquila. Ou seja, é importante ter uma reserva financeira para dois ou três anos. Além disso, observe onde é possível cortar custos para reduzir as despesas.
4. Estude muito
O aprendizado constante é o melhor amigo do profissional. Busque cursos, especializações na área e certificações complementares aos conhecimentos e à formação que você já tem.
Pode ser uma graduação completa, uma pós-graduação ou um MBA. Além do conhecimento, essa é uma forma de fazer contatos na área e abrir novos caminhos.
A FAE Business School conta com diversas especializações e cursos para preparar novos profissionais para o mercado. Além disso, as especializações modulares permitem compor uma grade personalizada, especificamente para os objetivos profissionais.
5. Conte com a mentoria da FAE Business School
Contar com profissionais com experiência de mercado e que já acompanharam diversas transições é uma ajuda muito bem-vinda. A FAE Business School oferece mentorias especializadas que auxiliam os alunos na construção da grade.
Essa orientação serve para direcionar cada profissional de acordo com seus objetivos e metas de carreira. Por isso, essa é uma etapa estratégica que pode ser vantajosa para quem está mudando de carreira.
Seguindo esse planejamento, a mudança pode ser mais tranquila e organizada, sem maiores impactos financeiros e na vida pessoal. A FAE Business School ajuda vários profissionais a construírem carreiras relevantes.
Quer saber mais sobre carreira e educação? Inscreva-se na newsletter semanal da FAE Business School.