Oportunidade também é oferecida em cursos de pós-graduação. Conheça as possibilidades da FAE Business School para estudar fora

Fazer um intercâmbio pode ser uma experiência muito enriquecedora cultural e profissionalmente. Afinal, fazer uma pós-graduação ou um MBA no exterior pode acrescentar muito conhecimento de outras línguas e da própria área de atuação.

Segundo um levantamento do STB (Student Travel Bureau) referente a 2021, o número de brasileiros estudando fora durante os graus superiores cresceu nos últimos anos. O aumento foi de 20% em 2019, 10% em 2020 e 90% em 2021. Estados Unidos, Canadá e Inglaterra são os principais destinos buscados para intercâmbio.

Ainda de acordo com a pesquisa, o crescimento em 2022 deve ser de 30% em relação ao último ano. Mas como estudar fora do Brasil? Em qual país estudar? Por onde começar esse planejamento?

Ir para outro país e estudar em uma universidade no exterior pode até parecer algo complicado, mas na verdade não é. Há diversos programas dentro das universidades que facilitam muito esse processo.

A FAE Business School, por exemplo, é uma instituição que busca oferecer uma experiência de formação completa. Por isso, conta com programas parceiros no exterior, facilitando o caminho para os estudantes.

Estudar em outro país não precisa ser complicado. Na verdade, é possível ter uma experiência de intercâmbio por meio dos programas que a universidade oferece. 

Nesse artigo vamos falar sobre todas as oportunidades que a FAE Business proporciona aos estudantes que querem estudar fora. Para isso, conversamos com Alessandra Tod, orientadora para os programas de intercâmbio do Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da FAE.

Como estudar fora?

De acordo com Alessandra, há pelo menos quatro possibilidades para os alunos do ecossistema FAE. Além disso, o NRI oferece consultorias gratuitas, abertas inclusive ao público em geral, para orientar no processo de pesquisa e planejamento para estudar nos EUA.

Porém, os programas de parceria com universidades de outros países é uma vantagem oferecida para os alunos que fazem parte do grupo. O NRI ajuda os estudantes a encontrarem a opção mais adequada para cada pessoa. 

Confira a seguir os programas disponíveis no Núcleo de Relações Internacionais da FAE para estudar fora. 

MBA Executivo in Management:

Desenvolvido em parceria com a Baldwin Wallace University (BW), o MBA Executivo in Management é uma formação executiva em nível internacional. O grande diferencial deste MBA é que ele é o único que oferece uma certificação internacional. 

Essa formação apresenta duas possibilidades: internacional e semi-internacional. Na opção semi-internacional o aluno precisa, necessariamente, se matricular em seis disciplinas ministradas por professores da BW. Essas matérias podem ser cursadas a distância.

A opção internacional é uma oportunidade para os profissionais conquistarem o diploma de MBA americano, com validade internacional. Para isso, é necessário fazer um programa de oito semanas cursando três disciplinas (totalizando 120 horas-aula) na BW.

Programa de línguas:

É uma opção para quem deseja desenvolver outro idioma em um ambiente de imersão cultural. O aluno pode optar entre inglês, alemão e italiano.

Os programas podem ter enfoque acadêmico ou profissional e os alunos de pós-graduação podem se encaixar no período do ano mais cômodo para eles. Isso porque têm a liberdade de escolher quanto tempo vão ficar.

Por exemplo: dependendo da programação disponível em cada universidade parceira, é possível ficar uma semana ou até mesmo um mês. Nesse sentido, Alessandra destaca a importância da orientação individual e de construir uma programação personalizada.

Os programas de línguas disponíveis são:

Inglês – University of California San Diego e University of Missouri Kansas City, nos Estados Unidos da América, e University of Victoria, no Canadá.

Alemão – Goethe Institut, na Alemanha.

Italiano – Campus Magnolie, na Itália.

Programa de extensão:

Outra possibilidade é o programa de extensão, disponível para os alunos de especialização. Nesse formato, o estudante recebe o certificado de extensão ao fim do intercâmbio. 

Diferente dos demais programas, o tempo de permanência é bem mais extenso. O estudante pode escolher entre programas de três meses a um ano em específico na University of California San Diego (UCSD).  Ao fim do período, há também a possibilidade de equivalência das matérias cursadas no exterior.

EducationUSA:

O EducationUSA é um programa filiado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e hospedado pela FAE. É aberto ao público e busca orientar alunos para realizar cursos de graduação, especialização e, até mesmo, mestrado e doutorado. 

Nesse caso, além dessa orientação, o escritório oferece todo o suporte para traduzir as documentações necessárias no processo. O EducationUSA auxilia também os alunos no levantamento de custos de moradia, segurosaúde, entre outros, que serão necessários no período de formação.

Vale destacar que o programa não oferece bolsas de estudos para os cursos, mas dá a orientação necessária para que os estudantes possam concorrer aos subsídios oferecidos pelas universidades. 

American Space:

Uma extensão do Consulado Americano de São Paulo, dentro da unidade FAE Centro Universitário – Campus Curitiba, o American Space é um programa de desenvolvimento estudantil e profissional gratuito que busca conectar os estudantes e a comunidade com a cultura, as universidades e o mercado americano.

Sendo assim, está focado em preparar e criar uma ponte com os programas americanos de educação e profissionalização, como o projeto Young Leaders of the Americas Initiative, também do Departamento de Estado dos Estados Unidos. 

Por que estudar fora com a FAE?

O NRI da FAE auxilia os alunos durante todo o processo de preparação para estudar em outros países. Além dos programas citados, a FAE Business School conta também com módulos internacionais sazonais e aulas com professores de outros países.

A FAE Business School tem como objetivo oferecer uma formação integral, preparando os melhores profissionais para o mercado. Por isso, a instituição dispõe de diversas oportunidades para o desenvolvimento dos alunos. 

Write A Comment